Escola Municipal

Padre José Francisco da Silva

Ano 2017

ATIVIDADES DE LINGUAGEM MATEMÁTICA

Bolsistas: Taynara e Letícia



Ano 2017

ATIVIDADES DE ARTES

Bolsistas: Stéphanie, Taynara e Letícia



Ano 2017

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS



Ano 2017

ATIVIDADES ENVOLVENDO O CORPO E MOVIMENTO



ANO 2016

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ativ. Alimentos que fazem mal e alimentos saudáveis

Bolsista: Thayane



Ano 2015

Confecção das história João e Maria 
Fantoche de EVA

Bolsistas: EDilaine e Rafaela



Ano 2015

Preparo e pintura de tinta com terra

Bolsista: Edilaine Patrícia da Silva
Data: 17/04/2015
Objetivos:

  • Cultivar e conhecer diferentes materiais;
  • Preparar a tinta;
  • Estimular a criatividade e imaginação;
  • Observar as possibilidades oferecidas com os materiais.

Materiais: terra; cola; pincel; pote; terra; papel cartão

Pintando com Rolo

Bolsita: Marinara de Aguiar Capobiango

Objetivos:

  • Estimular a criatividade e autonomia da criança; Aumentar a motivação para a descoberta do novo;
  • Desenvolver a coordenação motora fina e grossa;
  • Distinguir as cores (verde, azul, marrom e vermelho);
  • Observar o modo como as crianças interagem com os materiais da atividade, bem como com seus pares e adulto envolvido.

     A atividade "Pintando com o Rolo" foi desenvolvida com duas crianças por vez. Foram dispostas duas folhas de papel cartolina sobre a mesa da área de auxilio uma ao lado da outra. A posição da folha ficou indefinida, a criança que decidiu o sentido em que ela queria pintar, se era paisagem ou retrato. Mostrei o recipiente em que havia colocado a tinta, haviam quatro cores, azul, marrom, vermelho e verde, sendo que estas foram apresentadas às crianças tendo assim, a possibilidade de escolherem a cor. As crianças logo no início da atividade demonstraram interesse e foram incentivadas à realizarem com prazer. A atividade durou cerca de dez minutos com cada duplas de crianças. " Desenhar, pintar ou construir é um processo complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo significado." (LOWENFELD, 1977, p.13). 


Ano 2014

Atividades:

Desenho com colagem de areia

Bolsistas: Bolsista Elisângela


Desenho da árvore de natal através de pintura com as mãos


Jogo da memória 



Ano 2013

Bolsista Fabiana

Período: Setembro a Dezembro/2013
Bolsista: Cleonice

  O trabalho do PIBID da Educação Infantil desenvolvido com as crianças da escola Municipal Padre Francisco José da Silva - Creche Nova Viçosa foi muito enriquecedor, visto que dialogamos com os profissionais envolvidos, havendo uma troca de experiências. A partir deste envolvimento e desta troca que fomos adaptando e levando novas metodologias de trabalho para a sala. A experiência do PIBID nos possibilita acrescentar novas experiências profissionais, pois só esses momentos nos são permitido quando convivemos e exploramos o ambiente, juntamente com as crianças e com a equipe pedagógica da instituição. Com este projeto, espero ter contribuído durante esse período da melhor forma possível no desenvolvimento das crianças, uma vez que pude dar seguimento ao projeto anterior que vinha sendo desenvolvido por outra bolsista, nesta sala. A continuidade desse projeto é muito importante, visto que, as crianças constroem seus conhecimentos através da música, das brincadeiras e dos questionamentos direcionados a elas, sejam em salas de aula ou em outros espaços da instituição, em momentos que para para cada criança é único. Para concluir, pode-se dizer que é fundamental que o discente vivencie a realidade escolar através do Programa de Iniciação a Docência, pois, a partir dele é possível fazer a aproximação da teoria e da prática. É evidente que o programa possibilita uma formação diferenciada por meio da prática fora do Campus: dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano - UFV. O PIBID possibilita a interação do licenciando com as escolas públicas da cidade, dando a oportunidade de conhecer melhor esse espaço e permitindo que haja troca de conhecimento entre os envolvidos na instituição, quando ela passa a fazer parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O programa me fez ter certeza de que estou no caminho certo, e que os profissionais da educação pode mudar o rumo do ensino, se quiserem, mas para isso é preciso que a categoria se organizem, para assim terem voz diante aos governantes. É necessário novas mentalidades para uma melhoria no ensino e no salário. O professor precisa se conscientizar de que a formação continuada, pode contribuir para essa melhoria na qualidade do ensino público e de qualidade.


Ano: 2013

Experiências lúdicas na educação infantil 

Bolsista: Leticia Mól

   A experiência de ser bolsista do PIBID e vivenciar a rotina da escola pública é muito enriquecedor, pois é uma troca que nos possibilita contribuir para o desenvolvimento integral da criança, oferecendo atividades divertidas, inovadoras possibilitando assim, que as crianças se divirtam e aprendam por meio do prazer e da ludicidade.  O subprojeto Educação Infantil, tem por finalidade propor práticas pedagógicas diferenciadas com o intuito de melhorar a qualidade do ensino da Educação Infantil. No subprojeto temos 4 eixos que são: Conhecer a escola, Vivenciar o cotidiano da prática docente, Construir a identidade docente e Refletir sobre a formação e a prática docente. As ações desenvolvidas foram visitas das licenciandas a escola para conhecer suas instalações físicas e equipe de profissionais, conhecer a infraestrutura e o funcionamento da escola, coletando informação sobre o calendário escolar, regimento, projeto político pedagógico, planejamento de atividades, rotina, e o perfil das crianças atendidas, produzir e explorar recursos didáticos (brincadeiras, jogos e brinquedos durante a participação na ação docente de forma proporcionar materiais lúdicos). Assim, temos como fim trabalhar as múltiplas linguagens e as áreas de interesse, promovendo diversas atividades ao mesmo tempo, contribuindo com o desenvolvimento da criança. Atualmente estamos nos eixos 3 e 4. No eixo 3 estamos construindo nossa prática docente, propondo atividades diferenciadas da que a escola não está acostumada. Confeccionando brinquedos, levando brincadeiras, estimulando a ludicidade das crianças. Falta o eixo 4 para refletir, que é estar em uma sala e propor atividades diferenciadas para as crianças e tentar contribuir com o desenvolvimento da mesma. Desenvolvi atividades relacionadas às linguagens como oral e escrita, matemática, ciências naturais e sociais, e artes (plásticas, corporeidade e movimento e dramáticas) de uma maneira que contribuísse com o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físicos motores, afetivo, social, cognitivo e linguagem de uma maneira mais prazerosa e lúdica. O Pibid tem um papel muito importante para os cursos de licenciatura, pois possibilita aos graduandos, através da vivência na escola a contribuição da formação dos futuros profissionais da educação.


Relatório das atividades desenvolvidas em 2013

Bolsista: Nathalia Rodrigues Lira

  Este relatório vem mostrar um resumo das experiências obtidas e atividades desenvolvidas durante a paucação Infantil), financiado pela Capes, realizado na Instituição de Educação Infantil Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas, localizada em São José do Triunfo. Nossa participação na Escola ocorreu de Outubro de 2013 a Novembro de 2013, que corresponde a uma carga horária de oito horas semanais em sala de aula, quatro horas para o planejamento e confecção das atividades, bem como reuniões com a coordenadora e diretora. Iniciamos nossa participação como bolsistas do PIBID no mês de Outubro. Na primeira semana desse mês nos apresentamos à instituição e observamos o desenvolvimento das atividades ocorridas, para que na semana seguinte pudéssemos iniciar nosso planejamento. Como não havia um projeto em andamento, decidimos elaborar as atividades de acordo com o planejamento proposto pela instituição.
Na semana seguinte nos reunimos com nossa coordenadora e discutimos sobre a capacitação dos professores da rede Municipal de ensino, a ser realizada com oficinas relacionadas às múltiplas linguagens. Nos responsabilizamos por ministrar as oficinas de Linguagem matemática e Linguagem oral. Houve confecção de jogo da velha com rolo de papel higiênico e Jogo da memória de formas geométricas.
Na segunda semana do mês de outubro promovemos atividades especiais da semana da criança com a participação do projeto de extensão LudC-Art/UFV, envolvendo atividades de artes, brinquedos manipulativos, brinquedos de sucata e gincanas. Na penúltima semana desse mesmo mês como forma de resgatar as brincadeiras antigas, possibilitamos o conhecimento por parte das crianças das brincadeiras "passa anel e telefone sem fio". Na última semana do mês de Outubro planejamos atividades de acordo com o tema proposto pela professora e diretora "No mundo da imaginação". Contamos a história de um livro "A princesa e a ervilha" e para enriquecer a atividade disponibilizamos para as crianças diferentes fantasias, possibilitando um momento de dramatização. No início de Novembro iniciamos as atividades de acordo com o tema "cores e formas", diante disto contamos para as crianças a história de ficha "O menino e o muro" e em seguida colamos papel pardo na parede e pedimos para representarem a história no papel com giz de cera de diferentes cores. Nesse mesmo dia todas as crianças da instituição prestigiaram a apresentação do circo na cidade. Na segunda semana o tema foi "Bandeira Nacional e Consciência Negra". Nossa proposta foi a história de fantoche "A Menina Bonita de Laço de Fita". Auxiliamos a professora da sala com a atividade de recorte "caras do Brasil". Na reunião semanal, conversamos sobre os últimos acertos da oficina realizada para as professoras da rede municipal. Na oficina confeccionamos com as professoras um jogo de boliche, jogo da velha com rolo de papel higiênico e jogo da memória das formas geométricas. No mês de Dezembro confeccionamos um mural para a formatura e confeccionamos com as crianças um porta lápis de papai noel com rolo de papel higiênico e papel laminado. Na última semana de aula organizamos com a professora uma confraternização com cachorro quente, refrigerante e filme. Mesmo em um período curto de atuação como bolsistas do PIBID, constatamos a relevância de nossa participação no cotidiano das crianças. Observamos uma abertura e aceitação por parte das professoras das novas ideias e percepções acerca do desenvolvimento infantil que levamos, bem como o interesse delas pelos jogos e brincadeiras como instrumento significativo no processo de ensino e aprendizagem e a descoberta de diferentes ideias e materiais de apoio para a ação pedagógica.

Resumo das experiências do PIBID 

Bolsista: Elisangela

   O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é muito rico, uma vez que, temos a oportunidade de dialogar com os profissionais envolvidos na Educação Infantil e levar algo novo para dentro da sala, ao mesmo tempo em que acrescentamos novos dados importantes em nossa bagagem profissional.  Este trabalho é relevante porque esses momentos só nos são permitidos quando convivemos e exploramos o ambiente, juntamente com as crianças e com o profissional responsável pela turma. Na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, pude ter a oportunidade de conviver com classes sociais diferentes, sendo o público no qual trabalhei diretamente desenvolvendo o projeto de lúdico com realidades sociais diferentes. O projeto desenvolvido foi muito importante, visto que, as crianças aprimoram seus conhecimentos através das atividades lúdicas, sejam elas em salas de aula ou em outros ambientes da instituição. Durante o tempo em que estive na escola, senti interesse por parte das crianças das outras salas no desenvolvimento das atividades que planejei, sendo assim a expansão desse projeto seria de grande valia, pois, a escola trabalhará em prol da ludicidade dentro do espaço educacional vigente. Durante as atividades as crianças se envolveram a todo o momento. Mas, esse interesse só é adquirido quando o profissional planeja as atividades de acordo com a faixa etária, respeitando os limites e possibilidades da criança. É importante enfatizar que, é fundamental o tocante no que diz a respeito ao discente vivenciar a realidade escolar através de projetos de iniciação a docência, pois, a partir dele é possível fazer a aproximação teórica do campo empírico. Nesse contexto, fica evidente que o projeto propicia uma formação diferenciada por meio da prática compensando as lacunas ainda existentes na grade curricular do curso de licenciatura. Portanto, a formação acadêmica através do projeto PIBID dá-se de maneira desafiadora e instigante, pois, exige do discente empenho, dedicação e colaboração para a efetuação das atividades propostas. Diante do exposto, a vivência no projeto proporciona incentivos com relação à pesquisa e a formação docente crítica-reflexiva à medida que torna a aprendizagem significativa, baseando-se nos diversos contextos e conflitos, que permeiam o campo educativo. Assim sendo, ressalta-se que é relevante vivenciar, refletir e reconstruir as práticas por intermédio do projeto, compartilhando as ideias e discussões desenvolvidas no período, atendendo a demanda existente em prol da educação significativa e democrática, ou seja, um desafio posto para o professor. Lutar por melhorias para a primeira etapa da educação básica é objetivo. Cabem as Pibidianas continuarem fazendo um trabalho de qualidade como vem sendo feito. Pois essa é uma forma de demonstrarmos tudo que estudamos até agora e apresentar resultados.

Ano 2017

ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Bolsistas: Marluce, Ana Cláudia e Letícia



Ano 2017

ATIVIDADES ENVOLVENDO A DRAMATIZAÇÃO



Ano 2017

HISTÓRIA DE FICHA: A ÁRVORE QUE NÃO QUERIA MORRER.

Bolsista: Marluce



Ano 2017

COCÇÃO SALADA DE FRUTAS

Bolsistas: Marluce e Raquel



Ano 2017

CONFECÇÃO DE FANTASIAS PARA A SEMANA DA CRIANÇA.

Bolsista: Raquel



Ano 2017

CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS NA SEMANA DA CRIANÇA.

Bolsistas: Ana Claudia, Bianca, Marluce e Raquel.



Ano 2015

Projeto mala viajante

Bolsistas: Ana Carolina, Marinara, Edilaine, Rafaela, Patricia, Thayane, Ana Claudia e Ludimilla

Supervisoras: Silvania e Mirian 




Salada de fruta (Ciências Sociais e Ciências Naturais)

Ano 2015

Bolsista: Patrícia do Carmo Teixeira

Supervisora: Miriam Ferreira
Data: 25/03/2015

Objetivos:

  • Conversar com as crianças qual frutas elas mais gostam de comer e porque;
  • Explorar as características de cada fruta;
  • Apresentar frutas diferentes do cotidiano das crianças;Comer a salada de frutas juntos (Conhecer o sabor).
  • Procedimento: Previamente fizemos um questionamento com a turma sobre algumas frutas. Envolvemos a família nesta atividade, onde pedimos para que cada criança trouxesse uma fruta de casa para fazermos nossa salada de fruta. Ao recebermos as frutas, adicionamos frutas diferentes do cotidiano delas, para conhecer e explorar as características de cada uma e conhecer diferentes sabores. Depois de falar sobre todas as frutas recebidas das crianças, fizemos uma salada, dando a oportunidade de experimentar.

Avaliação: A atividade desenvolvida foi de grande interesse das crianças, cumprindo com todos os objetivos propostos, sendo prazerosa, onde as crianças conheceram os sabores, as características e texturas de algumas frutas.


Ano 2015

Twister de formas Geométricas

Bolsista: Thayane Lopes      

Objetivos:

  • Desenvolver a percepção e localização espacial;
  • Identificar as formas geométricas;
  • Trabalhar a habilidade de resolução de problema.

     O preparo da atividade foi feito no quadra da escola, com giz. O tema formas geométricas foi trabalhado durante toda semana com as crianças. No dia da execução iniciamos a atividade apresentando fichas com ilustrações das formas geométricas, discutindo com as crianças sobre todas elas. Em seguida puderam jogar um jogo da memória com o mesmo tema. Para finalizar o trabalho com as crianças, as convidamos para ir até o jogo no quadra. Ficaram curiosas e bastante interessadas na atividade. Organizamos as crianças para que fossem uma por vez, orientando-as. Para finalizar puderam explorar todas juntas a atividades. Essa atividade teve uma relevância no desenvolvimento físico motor das crianças, despertando o interesse das mesmas e o prazer. Foi uma oportunidade que as crianças tiveram de desenvolver uma atividade em um ambiente diferente, ao ar livre.



Ano 2014

Pibid EIN e Unidade Integrada de Educação Infantil-UEI: Uma integração entre as instituições de Educação Infantil para comemorar a semana da criança.

    O objetivo deste evento foi proporcionar um momento de ludicidade com as crianças da faixa etária entre 4 e 5 anos e oportunizar vivências em outros ambientes escolares. O evento foi realizado na Unidade Integrada de Educação Infantil - UEI, no dia 06/10/2014. Contamos com a participação do projeto de extensão LudC-Art: Resgatando a Cultura Lúdica na Infãncia.

Organização: Bolsistas Patrícia e Marinara

Supervisora: Silvana dos Santos

Professora: Cleusa 



Ano 2013

Projeto: Conhecendo os Animais

Bolsista Renata - CRECHE

Conhecendo os animais terrestres


Projeto: A importância do lúdico na Educação Infantil Escola Municipal Padre Francisco José da Silva

Bolsista: Karina

É brincando que se aprende!
     Com o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pude ver a realidade das escolas públicas da cidade de Viçosa ao encontro com o aluno da instituição de ensino superior. Acredito que é nesse momento que esse aluno se encanta ou desencanta com uma de suas possibilidades de trabalho. No PIBID temos a oportunidade de conhecer melhor as escolas da cidade de Viçosa e suas crianças. Sendo assim, desenvolver atividades da forma com qual somos orientadas, através de vários estudos com embasamento teórico e, não no que acho certo ou por repetição, de modo a permitir que as crianças interajam e construam seu conhecimento a partir do lúdico. Dessa maneira, se viu a necessidade de realização de atividades lúdicas com as crianças da Pré-escola, da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva que esta localizada no Bairro de Nova Viçosa, na cidade de Viçosa - MG, para que assim elas possam conhecer o verdadeiro significado do brincar, onde através do lúdico elas pÉ brincando que se aprende! Com o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pude ver a realidade das escolas públicas da cidade de Viçosa ao encontro com o aluno da instituição de ensino superior. Acredito que é nesse momento que esse aluno se encanta ou desencanta com uma de suas possibilidades de trabalho. No PIBID temos a oportunidade de conhecer melhor as escolas da cidade de Viçosa e suas crianças. Sendo assim, desenvolver atividades da forma com qual somos orientadas, através de vários estudos com embasamento teórico e, não no que acho certo ou por repetição, doderão compreender várias questões do universo, comÉ brincando que se aprende! Com o programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), pude ver a realidade das escolas públicas da cidade de Viçosa ao encontro com o aluno da instituição de ensino superior. Acredito que é nesse momento que esse aluno se encanta ou desencanta com uma de suas possibilidades de trabalho. No PIBID temos a oportunidade de conhecer melhor as escolas da cidade de Viçosa e suas crianças. Sendo assim, desenvolver atividades da forma com qual somos orientadas, através de vários estudos com embasamento teórico e, não no que acho certo ou por repetição, dunicar-se consigo mesma e com outras crianças estabelecendo assim relações sociais, construir conhecimentos, desenvolvendo-se assim integralmente, realizando atividades de forma prazerosa.O brincar contribui para o desenvolvimento físico-motor, social, afetivo, cognitivo e moral. O professor deve oferecer à criança uma educação de qualidade, fazendo com que ela tenha novas perspectivas, crie, invente e resolva problemas, visando também à organização de um ambiente rico em atividades estimuladoras, possibilitando à criança à aplicação e a consolidação de suas experiências e a realização de novas. Neste projeto, tive a oportunidade de integrar várias linguagens que contribuem para o desenvolvimento das crianças, sendo elas linguagem oral e escrita, linguagem matemática, ciências naturais e sociais e artes. Nestas atividades, o enfoque principal era o lúdico, pois é através dele que a criança aprende com prazer.
© 2016 CRIANÇA FELIZ. Avenida Pasteur, 520 Rio de Janeiro 04719-001
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora